Dia cheio com muita informação, aprendizado e discussões com o objetivo de tornar as Centrais de Abastecimento do país mais eficientes, sustentáveis e seguras. Assim foi a quinta-feira (28) do Encontro Nacional da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.
Antes de chegar às Ceasas e, principalmente, à mesa do consumidor, as frutas, verduras e legumes enfrentam um longo trajeto. Neste contexto, a primeira palestra do dia foi sobre um tema que representa um marco para a economia da América Latina e que tem a participação fundamental de Mato Grosso do Sul: a Rota Bioceânica.
Quem abriu os trabalhos foi o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo de MS, Rogério Thomitão Beretta, e o coordenador geral da Rota Bioceânica, Lúcio Lagemann.
Em sua fala, Beretta destacou os dados que fazem de Mato Grosso do Sul um dos estados mais desenvolvidos e com maior qualidade de vida do país: menor taxa de extrema pobreza, menor taxa de desocupação, PIB (Produto Interno Bruto) elevado, desenvolvimento sustentável, entre outros.
Beretta também ressaltou os investimentos que o governo do estado está fazendo em logística para melhorar a condição das estradas que levam à região conhecida como Vale da Celulose, território marcado por extensas plantações de eucalipto.
Ainda nesse contexto, Lúcio frisou os inúmeros aspectos que fazem da construção da rodovia uma das obras mais emblemáticas do país. Com cerca de 2.396 quilômetros de extensão, a megarodovia vai ligar o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, conectando os países do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
A Rota deverá reduzir em 17 dias o trajeto de viagem das commodities de Mato Grosso do Sul até o mercado asiático, embarcando nos portos do Chile, ao invés de usar os portos de Paranaguá (PR) ou de Santos (SP).
“A Rota Bioceânica é um projeto transformador para o estado de Mato Grosso do Sul. É um projeto federal, mas que estamos atuando junto para acelerar e que vai transformar o nosso estado em um hub logístico”, comentou Beretta.
Provocativa, a 2ª palestra da manhã também impressionou os presentes. Fernando Begena, diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), explanou sobre a Permissão de Uso das Ceasas, sob a ótica da Lei 13.303 e os entraves burocráticos a serem superados para a promoção de melhorias nas Ceasas e a concessão de boxes para novos permissionários.
As palestras foram transmitidas ao vivo pelo Youtube. Assista aqui.
Outro destaque do 2º dia do Encontro da ABRACEN em Campo Grande foi a filiação da Ceasa de Salvador, na Bahia à ABRACEN. O contrato de filiação foi assinado pelo presidente da ABRACEN, Éder Bublitz, e o coordenador de Suporte e Acompanhamento a Concessões das Centrais de Abastecimento e Mercado da Bahia, Raul Pedreira Marambaia.
“Para nós é sempre uma felicidade, um orgulho, uma vitória ter mais e mais Ceasas reunidas junto à ABRACEN. Obrigado, Ceasa de Salvador, Ceasa da Bahia, sejam bem-vindos ao nosso meio e juntos vamos fazer um abastecimento cada vez mais forte e mais relevante, mostrando de verdade o tamanho que a gente tem em todos os âmbitos: político, econômico, social. A gente é muito grande e, juntos, somos maior ainda”, afirmou Bublitz.
A programação seguiu ao longo de toda a tarde com discussões ainda mais relevantes. Fernando Luiz Corrêa, da Ceasa Campinas, palestrou sobre Energia e Inovações Tecnológicas nas Ceasas do país.
Carlos Siegle, presidente da Ceasa do Rio Grande do Sul, estado devastado por temporais no início deste ano, falou sobre os Riscos e Ameaças à Integridade Física das Ceasas. Assista aqui.
Em seguida, os integrantes da ABRACEN se dividiram em três grupos de discussão para tratar, justamente, sobre esses temas e também debater sobre Regulamento de Mercado – assunto que foi tema da palestra de Raul Pedreira Marambaia após a reunião dos três grupos.
As discussões culminaram em debates acalorados, mas respeitosos e produtivos, focados em um objetivo comum: as melhorias necessárias nas Ceasas de todo o Brasil. Confira como foram as discussões, aqui.
À noite, todos se encontraram para um delicioso churrasco. Veja a galeria de fotos no final da matéria.
O Encontro Nacional da ABRACEN continua nesta sexta-feira (29), o último dia do evento. Confira a programação.
29/11 | SEXTA-FEIRA
8h – Palestra: Visita à Unidade Agroalimentar Metropolitana (UAM) // Palestrante: Emerson Martins, diretor-técnico da CEASA/SC
8h30 – Palestra: PNA – Modernização das Ceasas // Palestrante: Wilson Guide (Gestor de Departamento Técnico – CEASA/MG)
9h15 – Palestra: Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro) // Palestrante: Juliana Torres (Gerente de Produtos Hortigranjeiros – Conab)
9h30 – Coffee break
10h – Reunião da ABRACEN
11h30 – Palestra: Programa de Elaboração de Planejamento Estratégico para Centrais de Abastecimento // Palestrante: Professora Camila Mouradi – FIA/USP (FIA Business School/Universidade de São Paulo)
12h – Encerramento do evento – Encontro Nacional ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento) – Edição Mato Grosso do Sul
12h30 – Almoço livre
O evento é uma realização da CEASA/MS e ABRACEN, com apoio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), do Governo de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura de Campo Grande e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).