Os colaboradores da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) participaram de um treinamento sobre segurança do trabalho no último sábado (28), nas Centrais. Entre os temas abordados na capacitação estavam os tipos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os cuidados que o trabalhador deve adotar para preservar seu bem-estar físico e sua saúde durante a execução de suas atividades laborais.
O treinamento foi ministrado pelo instrutor de segurança do trabalho, Augusto César Pinto Silva, que recentemente também capacitou um grupo de quatro colaboradores para trabalho em altura na CEASA/MS. Desta vez, 15 funcionários que atuam nas áreas de manutenção e limpeza das Centrais participaram do curso.
Durante a palestra, Augusto César apresentou temas essenciais, como comportamentos inadequados ou negligentes no ambiente de trabalho, capazes de causar acidentes. A apresentação também tratou das consequências desses acidentes, tanto para a saúde física e emocional dos trabalhadores quanto para a produtividade e o clima organizacional.
Um dos destaques foi a importância da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que desempenha um papel estratégico na identificação de riscos e na promoção de medidas preventivas no dia a dia da empresa. O instrutor também reforçou a necessidade de se desenvolver uma cultura organizacional voltada à identificação proativa de perigos e riscos — um elemento-chave para evitar ocorrências indesejadas.
Outro ponto fundamental foi o uso adequado dos EPIs, indispensáveis para a segurança dos trabalhadores em diversas atividades. Entre os itens mencionados, destacaram-se: boné árabe, luvas, capacete, protetor auricular, bota de borracha e avental.
O uso correto desses equipamentos não apenas reduz o risco de acidentes, mas também demonstra o compromisso de cada profissional com a própria integridade e com a dos colegas.
O diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS, Fernando Begena, reforçou a importância da iniciativa para uma maior eficiência e segurança dos colaboradores que atuam na CEASA/MS:
“A CEASA tem o dever de proporcionar esse tipo de capacitação para vocês. Sabemos que a maioria das práticas apresentadas na palestra já são colocadas em prática diariamente por vocês. Mas são aprendizados importantes de serem revisitados, para garantir a segurança no trabalho”, comentou Fernando.
A CEASA/MS reafirma seu compromisso com a saúde e a segurança de todos os colaboradores e continuará promovendo ações de capacitação e conscientização. A prevenção é responsabilidade de todos — e começa com informação e cuidado no dia a dia.