Conheça a CEASA/MS

CENTRAIS DE ABASTECIMENTO DE MATO GROSSO DO SUL

Inaugurada em 5 de julho de 1979, a empresa CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) é uma sociedade de economia mista gerenciada pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), que detém 87,63% das ações, e pelo município de Campo Grande, com 12,37% das ações.

Atualmente, é gerida pelo diretor-presidente Daniel Mamédio do Nascimento, administrador e técnico agropecuário, responsável pela Diretoria da Presidência, que é composta pelas diretorias de Administração (Rodrigo de Oliveira Xavier), Abastecimento e Mercado (Fernando Begena) e Orçamento e Finanças (Rizeli Cafure Quevedo Breda).

POLO DE QUEM PRODUZ

A CEASA/MS tem como finalidade promover, desenvolver, regular, dinamizar e organizar a comercialização de produtos da hortifruticultura de Mato Grosso do Sul por meio da disponibilização de boxes e módulos, também chamados de “pedras”.

Dessa maneira, a CEASA/MS possibilita que atacadistas, varejistas e agricultores ofereçam seus produtos de forma livre e centralizada, tanto no atacado quanto no varejo, propiciando uma melhor distribuição e comércio de frutas, legumes e verduras, com maior rapidez e lucratividade.

Sua participação é de fundamental importância nos planos e programas governamentais para a produção, abastecimento e comercialização da produção agrícola no Estado de Mato Grosso do Sul, especialmente para os produtos hortifrutigranjeiros.

ABASTECENDO COM QUALIDADE

Em 2023, foram comercializadas 210 mil toneladas de produtos. Desse total, as hortaliças obtiveram 108.110 toneladas, com destaque para o tomate, com 22.753 toneladas, e a batata, com 21.633 toneladas. Já as frutas contribuíram com 97.833 toneladas, com destaque para a banana, com 25.059 toneladas do total.

Os produtos ofertados na CEASA/MS são originários das mais diversas regiões do país, sendo que a participação de Mato Grosso do Sul foi de 29.108 toneladas em 2023, correspondendo a 13,83% do total comercializado.

O estado com maior participação é São Paulo, com 61.695 toneladas, que representam 29,33% do total comercializado. Paraná e Minas Gerais completam o ranking dos maiores fornecedores para a CEASA/MS, com 59.760 toneladas.

Os produtos importados de outros estados e até de países como Itália, Argentina, Chile, Portugal e Espanha correspondem a 181.218 toneladas, ou seja, 86,16% dos produtos comercializados na empresa.

Em Mato Grosso do Sul, as cidades de Terenos (7,3 toneladas), Sidrolândia (4,6 toneladas), Jaraguari (4,1 toneladas), Campo Grande (3,3 toneladas), Dois Irmãos do Buriti (1,9 toneladas), Ivinhema (1,2 toneladas), Três Lagoas (1,2 toneladas) e Paranaíba (1 tonelada) foram as que mais ofereceram alimentos para comercialização na CEASA/MS.

DE PORTAS ABERTAS 

O público que frequenta a CEASA/MS é diverso, composto por comerciantes de supermercados de médio e pequeno porte, além de mercearias de bairros, sacolões, bares, restaurantes, feirantes, supermercadistas e vendedores ambulantes. A CEASA/MS também recebe consumidores diretos, tanto da capital quanto do interior do estado. Esse movimento leva a um fluxo diário de aproximadamente 5 mil pessoas, entre vendedores e clientes, e cerca de 1.500 veículos.

 

Venha conhecer a CEASA/MS. Estamos de portas abertas para você!

 

Rua Antônio Rahe, 680, Administração – Mata do Jacinto, Campo Grande – MS, 79033-580
Horário Comercial: 4h – 12h
Horário Administrativo: 7h – 13h (segunda a sexta-feira)
Telefone: (67) 3351-1770