“Um case de sucesso”. Assim avaliaram os conselheiros fiscais da CEASA/MS, Leandro Tortosa Cequeira (Agraer), Vicente Martins Rezende (Agraer) e Paulo Cesar da Silva Fialho (Prefeitura) sobre a administração da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) durante reunião com a diretoria da instituição, na última sexta-feira, dia 21 de fevereiro. No encontro, os diretores de Finanças, Rizeli Cafuri Breda, e de Abastecimento, Fernando Begena, além do Analista Administrativo, Rodrigo de Oliveira Xavier, apresentaram um panorama financeiro, comercial e administrativo da CEASA/MS em 2024.
Dando início à apresentação, Rodrigo de Oliveira explanou sobre as melhorias e ações realizadas na CEASA/MS no período. Entre elas estavam as reformas dos banheiros dos blocos I e II da instituição, pintura do piso do CECAF (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar) e entrega dos balcões feitos com madeira reutilizada para os produtores e ações de sustentabilidade. Na sequência, Rizeli Cafuri apresentou o balancete financeiro do 3º quadrimestre de 2024 e anual, no qual mostrou as condições financeiras da CEASA/MS, seus custos e investimentos. O ponto alto da apresentação foi a constatação de que a CEASA/MS está em plena saúde financeira.
Se no início da nova gestão, em 2020, a CEASA/MS apresentava um saldo negativo, atualmente a empresa apresenta superávit financeiros, gera lucros e receita suficiente para auto-investimento. Após o debate e os esclarecimentos, os conselheiros consideraram, por unanimidade de votos, que o documento atende às exigências contábeis e legais. Portanto, está em condições de ser submetido ao conselho de administração da CEASA/MS para análise e aprovação.
Por fim, o diretor de Abastecimento de Mercado, Fernando Begena, apresentou o volume de comercialização da CEASA/MS em 2024. Os permissionários e produtores da instituição comercializaram 216 mil toneladas (216.885.719 kg) de hortifrutigranjeiros em 2024, um aumento de 3,1% em comparação ao volume comercializado em 2023, quando foram fornecidas 210 mil toneladas de alimentos (210.326.423 kg) pelas Centrais de Abastecimento em Campo Grande.
Em valor de mercado, os números impressionam ainda mais. Os empresários da CEASA/MS comercializaram R$ 850 milhões em produtos no ano de 2024, um salto de 13% em relação ao ano anterior. Diante de um panorama de sucessos, os conselheiros fiscais parabenizaram a gestão eficiente da CEASA/MS.
“A CEASA/MS é um case de sucesso. Eu estou impressionado, parabéns, parabéns pelo trabalho de todo o time, muito bom”, comentou Leandro Tortosa.
“Os números estão aí, parabéns pelas ações. Vocês merecem um “10” com louvor, não só o presidente, Daniel Mamédio, como toda a equipe”, comentou Vicentes Martins.
Além de também elogiar a gestão da CEASA/MS, Paulo Cesar parabenizou a administração da CEASA/MS pela organização do Encontro Nacional da Abracen (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), realizado pela 1ª vez na capital de Mato Grosso do Sul, em outubro.
“Foi sensacional, reunindo 22 CEASAs, mostrando que a gente não perde em nada para as outras. Vocês estão de parabéns, esperamos que essa gestão continue dando muitos frutos”, completou Paulo Cesar.
Encerrando a reunião do Conselho Fiscal, o diretor-presidente, Daniel Mamédio, reiterou que os resultados alcançados pela CEASA/MS são frutos de um trabalho em equipe.
“Ninguém faz nada sozinho. A equipe é nossa, cada um faz a sua parte para garantirmos o melhor atendimento aos nossos usuários”, concluiu Daniel Mamédio.
A próxima reunião de resultados da CEASA/MS acontece no dia 28 de fevereiro, quando a administração da CEASA/MS se reúne com os membros do Conselho de Administração da instituição.