Ceasa/MS começa 2022 com treinamento prático e teórico da brigada de incêndio dado pelo Corpo de Bombeiros

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 4, 2022 as 10:02 | Voltar

 

O ano de 2022 começou a todo vapor na Ceasa/MS. Isso porque logo no início do ano, nos dias 15 e 29 de janeiro, toda a brigada de incêndio da equipe administrativa da instituição passou por um treinamento fornecido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

O treinamento atende ao novo PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais da Ceasa/MS), atualizado em 2021, e foi feito nas dependências do Centro de Abastecimento, fornecendo, assim, aos colaboradores, noções de primeiros socorros e aulas teóricas e práticas de combate a incêndio.

“A brigada é importante para instituição tanto para preservação da vida quanto do patrimônio”, afirmou o diretor de Mercado, Fernando Begena.

O treinamento foi dado pelo cabo André Luiz Leite Cirilo, que iniciou o curso pela instrução teórica, em que foram repassadas noções básicas de anatomia e fisiologia, avaliação primária, avaliação secundária, abordagem da vítima, sinais vitais, técnicas de RCP (ressuscitação cardiopulmonar), controle de hemorragia, entre outros.

Já na parte de prevenção e combate a incêndio, foram repassados os conhecimentos do triângulo do fogo, fenômenos da combustão, pontos notáveis da combustão, classes de incêndio, agentes extintores, métodos de propagação do fogo, etc.

“E esse curso oferecido pelos Bombeiros nos preparou para situações de emergência, não só de princípio de incêndio, que praticamos fazendo simulados que vão nos dar controle emocional para que a gente possa agir numa situação dessas, mas também com relação a desmaios ou a alguém que passe mal, ou algum outro caso de emergência que a gente possa estar prestando os primeiros socorros até que o socorro especializado chegue até nós”, continua explicando Fernando.

Prática do treinamento

Na segunda etapa, no dia 29, foram realizadas as aulas práticas. Com ações mais dinâmicas, os funcionários simularam situações reais para que, se necessário, consigam agir da melhor forma.

Em seguida os colaboradores utilizaram um boneco simulador para realizar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar de dois minutos para cada brigadista ter noção da técnica, força e postura adequadas para a boa realização da atividade, obtendo eficácia e eficiência num possível salvamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeiramente foi feito o reconhecimento e manuseio dos materiais utilizados para os primeiros-socorros como ataduras, talas, torniquetes, coletes cervicais, ambu e máscara de reanimação (pocket mask).

Extintores também foram usados para apagar materiais sólidos, líquidos e gasosos, inflamados, além da aplicação dos vários métodos de extinção do fogo e outras técnicas de combate.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O treinamento ainda passou pelo reconhecimento dos locais dos extintores no interior da Administração, assim como possíveis locais para saídas de emergência com rotas de fuga, finalizando com a observação dos locais dos hidrantes e as técnicas de uso das mangueiras de incêndio, que mesmo embaixo de chuva, foi realizada com muita animação e perseverança pelos instruídos.

A Brigada de Incêndio da Administração da Ceasa/MS conta com 17 participantes totalizando aproximadamente 35% do efetivo total da Instituição.

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por: Fernando Begena e Hagar Nascimento

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.