Ceasa/MS atualiza programas para preservação da integridade física dos funcionários e melhorias no ambiente de trabalho

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, outubro 14, 2021 as 12:47 | Voltar

Em processo de implantação, o novo PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da Ceasa-MS, ferramenta fundamental para preservação e integridade física dos colaboradores, passou por importantes alterações em comparação a sua última edição.

Dentre as principais alterações estão a abrangência especifica para a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, a sistematização de treinamento e cursos para funcionários, bem como a presença do representante da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) dentro da instituição.

O PPRA é mais uma das medidas que visa zelar pela integridade física dos colaboradores por meio da antecipação e controle dos riscos ambientais que eventualmente ocorrem no ambiente de trabalho.

"A principal meta do PPRA é eliminar ou reduzir os riscos ambientais a níveis compatíveis com os limites de tolerância legais, assim como preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de nossos colaboradores dentro da empresa", diz o Diretor de Abastecimento e Mercado, Fernando Begena.

O cronograma de execução já foi iniciado em julho deste ano e deve ir até maio de 2021.

O PPRA faz parte de uma série de ações na área da segurança e saúde do trabalhador e é articulado com outros programas, principalmente o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Neste sentido o PPRA tem foco no ambiente de trabalho e o PCMSO tem foco no funcionário.

O PCMSO, por sua vez, é um importante instrumento para a preservação da saúde dos colaboradores de uma empresa e tem como objetivos o controle de saúde dos colaboradores de acordo com os riscos que ele estão expostos, prevenir e rastrear precocemente os agravos à saúde relacionados ao trabalho, entre outras medidas sempre voltadas para a preservação da integridade do funcionário da forma mais eficaz possível.

Essa regulamentação precisa existir e ser devidamente seguida para que a empresa possa oferecer um ambiente de trabalho seguro para seus colaboradores. Assim, não haverá riscos e acidentes que possam afetar a saúde dos profissionais. Principalmente em prestadoras de serviços, os colaboradores são os agentes “ativos” das empresas.

Portanto, é preciso que haja todo um cuidado com a saúde e bem-estar dos mesmos. Além disso, segundo especialistas, as corporações que não possuem esses programas regulamentados podem acabar sofrendo multas ou até processos caso a saúde do colaborador seja afetada.

Ações de saúde do PCMSO

São realizadas várias ações periódicas como palestras e informes para dar conhecimento ao trabalhador sobre as medidas que visam à manutenção da saúde.

Também são tomadas medidas que visam evitar a deflagração de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.

O PCMSO da Ceasa também prevê uma série de exames como o admissional, exame periódico, exame médico de mudança de função, exame de retorno de trabalho e exame demissional, cada um cumprindo um papel importante no acompanhamento da saúde do colaborador em sua trajetória na instituição.

 

Publicado por: Fernando Begena e Hagar Nascimento

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.