A CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) deu mais um importante passo no combate ao desperdício de alimentos. Nesta quarta-feira (26), o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, assinou, junto aos demais representantes das Centrais do país, Carta-Compromisso para Redução de Perdas e Desperdícios, firmada entre a Abracen (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento) e o Instituto Pacto Contra a Fome e que oficializa o Programa CEASA Desperdício Zero.
O programa também tem parceria com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e reúne uma série de metodologias replicáveis, boas práticas e exemplos reais para transformar a forma como as CEASAs lidam com alimentos que perderam o valor de mercado.
A assinatura ocorreu durante o 100º Encontro Nacional da Abracen, realizado em Florianópolis, Santa Catarina. Daniel Mamédio ressalta a importância da iniciativa.
“Esse acordo reflete o compromisso de todas as CEASAs do país em buscar formas de combater o desperdício e desenvolver ações que possam beneficiar as pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressaltou Mamédio.
Também participam do evento a diretora de Orçamento e Finanças da CEASA/MS, Rizeli Quevedo Cafuri Breda, e o diretor de Abastecimento e Mercado, Fernando Begena.
No primeiro dia de encontro, nesta quarta-feira (26), a cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, conduziu a conferência magna com o tema “Inovação, Sustentabilidade & Clima: o futuro do abastecimento alimentar no Brasil”.
Na sequência, Carlos Siegle, presidente da Ceasa/RS, palestrou ao lado de Guilherme Gelhen, CEO da startup Horti Log, no painel sobre “Transformação Digital e Inteligência de Dados nas Centrais de Abastecimento”. A sustentabilidade também ocupou lugar de destaque no primeiro dia do evento.
Pedro Mantovani, gerente de Desenvolvimento e Negócios ESG da empresa de tecnologia TOTVS, abordou o panorama do “ESG na era pós-COP30: da obrigação ao diferencial”. Nesta quinta-feira (27), entre os temas a serem debatidos no evento estão Segurança Alimentar e Sustentabilidade, os impactos da Reforma Tributária nas Centrais de Abastecimento e as tendências e oportunidades das CEASAs do futuro.
O 100º Encontro Nacional da Abracen segue até esta sexta-feira (28).
Fotos: Virginia Duarte.












