Para melhor execução da legislação exigida no âmbito da prestação correta de contas junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado), a equipe do setor de licitação e contratos, bem como alguns diretores da Ceasa/MS, passaram, nesta semana, por uma capacitação e treinamento voltado para a modalidade de licitação “pregão eletrônico”.
O curso, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube, foi ministrado pelos professores, Dra. Simone Amorim e o Pregoeiro Juliano Barbosa, referências na área, e com vasto conhecimento sobre o assunto.
O conteúdo foi focado na operacionalização do “COMPRASNET” (sistema utilizado pela União e que pode ser utilizado pelos demais entes), um portal que disponibiliza a realização de licitações, cotações de preços, compras diretas, entre outros atos que auxiliam a administração pública em seus atos.
A importância do treinamento para os funcionários da Ceasa/MS surgiu da necessidade de aprimorar a recente implementação das licitações e dispensas como forma de aquisição de bens, obras e serviços, em detrimento da Nova Lei de Licitações – NLL, nº 14.133, na qual deveremos transitar até o dia 1º de abril de 2023, prazo este, final, para as devidas adequações da Ceasa/MS, o que demonstra, mais uma vez, o compromisso da atual gestão com a transferência e com a adequação às normas vigentes.
O curso contou com uma parte teórica, na qual foram explicados os principais conceitos e obrigatoriedades da lei de licitação, bem como por uma etapa mais prática, onde os palestrantes realizaram, em tempo real, o processo de cadastro e operação das licitações pelos sites governamentais.
Os benefícios para os funcionários da Ceasa/MS que participaram do curso são muitos. Isso porque eles puderam ter uma melhor perspectiva do mundo das licitações e se atualizaram sobre as recentes mudanças no tema, como por exemplo, os novos entendimentos do Tribunal de Contas.
O treinamento ainda explicou diversas mudanças que poderão ser aplicadas a fim de propiciar uma melhoria nos processos administrativos e uma maior economia para a empresa.