A abertura do Encontro Nacional da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), em Campo Grande, foi marcada pela presença de autoridades, homenagens e a celebração dos 45 anos de operacionalização da CEASA-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul).
A solenidade lotou o auditório do Grand Park Hotel na noite desta quarta-feira (27). Logo no início do evento, um vídeo conduziu os presentes por uma verdadeira viagem no tempo, através da história da CEASA/MS, desde o início de sua operacionalização, em 18 de novembro de 1979.
O filme contou com os depoimentos daqueles que fazem a CEASA/MS: permissionários, clientes e, principalmente, seus funcionários. Em seguida, o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, iniciou a composição da mesa de autoridades.
Ao lado dele se sentaram o presidente da ABRACEN, Éder Bublitz, os secretários titular e adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck e Walter Carneiro Júnior, respectivamente, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Washington Willeman de Souza, e o Superintendente de Agricultura e Pecuária de MS, José Antônio Roldão.
O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo de MS, Rogério Thomitão Beretta, o titular da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio) de Campo Grande, Ademar Silva Júnior, e o presidente da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado Renato Câmara, também fizeram parte da mesa.
O ponto alto do encontro foram as homenagens a quatro personagens que representam parte da história dos 45 anos da CEASA/MS. Cada um deles recebeu uma placa de agradecimento por sua dedicação ao desenvolvimento das Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul. A solenidade especial foi conduzida pelo Diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS, Fernando Begena.
Administrador da empresa mais antiga em operação na CEASA/MS, a Bananas Campo Grande, fundada no mesmo ano em que a instituição, Cleber Shoitsi Yamazato, recebeu a honraria das mãos do secretário da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck.
Representando as mulheres da agricultura familiar, Maria Neuzira Cardoso da Silva, presidente da Cooplaf (Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte e Leiteira da Agricultura Familiar), recebeu o prêmio do diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Washington Willeman de Souza.
Já o senhor Neuro José Barros e Cleide Prates, dois dos funcionários mais antigos da CEASA/MS, receberam as placas de agradecimento do secretário-adjunto da Semadesc (Walter Benedito Carneiro Júnior), Walter Carneiro Júnior, e do presidente da ABRACEN, Éder Bublitz. Neuro trabalha há 25 anos na CEASA/MS e Cleide há duas décadas.
Em sua fala, o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, agradeceu a todos os presentes e, em especial, aos colaboradores da instituição e às autoridades que compuseram a mesa; todos eles parceiros de longa data de Mamédio e fiéis apoiadores do desenvolvimento da CEASA/MS.
“A CEASA/MS foi criada para atender objetivos claros: primeiro, concentrar o comprador e vendedor no mesmo local; segundo, estabelecer um equilíbrio entre a oferta e a demanda; e, por último, ter preços que atendam a todos os atores da cadeia de negociação, de comercialização e ao consumidor final. A CEASA/MS faz isso há 45 anos. A CEASA entrega todo dia produtos frescos de qualidade nas gôndolas dos supermercados, independente do tamanho deles. Se você fala em quantidade, a CEASA está regulando o mercado com quantidade todos os dias, há 45 anos em nosso estado, Mato Grosso do Sul”, comentou Mamédio.
Já o presidente da ABRACEN, Éder Bublitz, agradeceu pela receptividade dos anfitriões do evento e elogiou a capacidade produtiva de Mato Grosso do Sul. Conforme Bublitz, o encontro é uma oportunidade para troca de experiências em benefício do desenvolvimento da economia.
“Mato Grosso do Sul é um estado rico, belo, um estado agrícola. Para nós, da ABRACEN, é uma honra muito grande poder estar aqui e conhecer este estado. O nosso objetivo neste encontro é o intercâmbio, é o crescimento. Todos os presentes estão aqui trazendo suas experiências, suas histórias, seus êxitos para que a gente cresça como sistema. Portanto, para nós, é extremamente importante esses encontros”, afirmou Éder.
O diretor-presidente da Agraer, instituição que detém 87,63% das ações da CEASA/MS, Washington Willeman de Souza, elogiou o crescimento exponencial da instituição nos últimos anos.
“Nos últimos tempos, a CEASA/MS tem avançado tanto na estrutura física para atender os nossos permissionários e clientes, quanto na quantidade de produtos vendidos, com um incremento muito grande de produtos oriundos da agricultura familiar do nosso estado. Atualmente, nós crescemos em média 37%, 40% ao ano com produtos produzidos aqui no nosso estado, que são vendidos naquele espaço destinado à agricultura familiar”, comentou Willeman.
Representando a prefeitura de Campo Grande, que é acionista de 12,37% da CEASA/MS, o secretário da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Ademar Silva Júnior, afirmou que a CEASA segue sendo uma das prioridades do município.
“A prefeitura municipal continua à disposição da CEASA, são 45 anos consolidando um trabalho e eu tenho certeza de que, com o esforço de todos nós, faremos com que a CEASA continue sendo o orgulho da agricultura familiar, mas também um orgulho da sociedade cultural”, disse Ademar.
Em sua fala, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, adiantou que o governo de Mato Grosso do Sul está empenhado em investir em melhorias estruturais na CEASA/MS. A expectativa é de que até o próximo ano novas obras de ampliação sejam executadas na instituição, com o apoio da pasta.
“Esses investimentos são fundamentais e importantes para a gente aumentar o volume, aumentar a área da CEASA, melhorar as condições de trabalho. Nós estamos procurando a bancada federal para que ela possa nos ajudar, isso é importante, nós precisamos fazer esse avanço, precisamos aumentar toda a estrutura de comercialização da agricultura familiar que temos na CEASA”, comentou Jaime Verruck.
O secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Júnior, também ressaltou que a secretaria segue de portas abertas para apoiar os próximos projetos da CEASA/MS.
“A CEASA vem se reorganizando, vem planejando uma gestão muito voltada para a governança, para que os resultados possam acontecer; ela vem se habituando a toda essa nova legislação que a lei das estatais impõe, consolidando os seus conselhos, os seus comitês, consolidando os seus fluxos internos. Para que? Para que a gente possa cada vez mais dar uma resposta melhor para aquelas pessoas que usam o serviço da CEASA, para os permissionários que já estão explorando essa atividade”, explica Walter Carneiro Júnior.
O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável do governo de MS, Rogério Thomitão Beretta, parabenizou Daniel por sua gestão à frente da CEASA/MS. Conforme o secretário, a instituição passou por grandes avanços que servem de exemplo para outras Centrais de Abastecimento do país.
“A ABRACEN tem um papel muito importante de fazer com que as Centrais de Distribuição evoluam ao longo do tempo, de acordo com as novas demandas do mercado. As CEASAS começaram lá atrás com o foco principal na segurança alimentar e, hoje, têm um papel diferente, muito mais ligado à logística de distribuição. E, lógico, têm um papel muito importante para a agricultura familiar, mas também para os pequenos mercados e pequenos comerciantes, que não têm disponibilidade para buscar produtos em grande quantidade a longas distâncias. Portanto, as Centrais de Abastecimento são muito importantes nesse aspecto”, comentou Beretta.
A noite foi encerrada com um delicioso churrasco de boas vindas.
A solenidade teve transmissão ao vivo pelo Youtube. Assista aqui.
O Encontro Nacional da ABRACEN continua, nesta quinta-feira (28) com palestras e grupos de trabalho. Confira a programação.
28/11 | QUINTA-FEIRA
8h – Credenciamento
8h30 – Palestra: Rota Bioceânica // Palestrante: Rogério Thomitão Beretta, Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável
10h – Coffee break
10h30 – Palestra: Permissão de Uso sob a Ótica da Lei 13.303 – Licitação x Realidade // Palestrante: Fernando Begena, Diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS
12h – Almoço livre
14h – Trabalhos em grupos – Discussão
– Riscos e Ameaças à Integridade Física das Ceasas: Carlos Siegle – Presidente da CEASA/RS
– Regulamento de Mercado – Portaria: Raul Pedreira Marambaia – SDE/BA
– Energia e Inovações Tecnológicas: Fernando Luiz Corrêa – CEASA/CAMPINAS
16h – Coffee break
16h30 – Trabalhos em grupos – Apresentação
17h30 – Encerramento do dia
29/11 | SEXTA-FEIRA
8h – Palestra: Visita à Unidade Agroalimentar Metropolitana (UAM) // Palestrante: Emerson Martins, Presidente da CEASA/SC
8h30 – Palestra: PNA – Modernização das Ceasas // Palestrante: Wilson Guide (Gestor de Departamento Técnico – CEASA/MG)
9h15 – Palestra: Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro) // Palestrante: Juliana Torres (Gerente de Produtos Hortigranjeiros – Conab)
9h30 – Coffee break
10h – Reunião da ABRACEN
11h30 – Palestra: Programa de Elaboração de Planejamento Estratégico para Centrais de Abastecimento // Palestrante: Professora Camila Mouradi – FIA/USP (FIA Business School/Universidade de São Paulo)
12h – Encerramento do evento – Encontro Nacional ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento) – Edição Mato Grosso do Sul
12h30 – Almoço livre
O evento é uma realização da CEASA/MS e ABRACEN, com apoio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), do Governo de Mato Grosso do Sul, da Prefeitura de Campo Grande e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).