O diretor-presidente da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Daniel Mamédio, e o analista administrativo da Centrais, Rodrigo de Oliveira Xavier, estão representando Mato Grosso do Sul no Encontro Nacional da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), que acontece em Brasília.
Nesta edição, o evento — que reúne autoridades e representantes de CEASAs de todo o país — tem como foco principal a modernização das centrais de abastecimento brasileiras.
- Daniel Mamédio ao lado do ministro Paulo Teixeira.
- Assinatura do protocolo de intenções.
- Rodrigo Xavier ao lado de Daniel Mamédio.
A abertura do encontro, na terça-feira (29), foi marcada por solenidade com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além de diversas lideranças ligadas ao setor. Na ocasião, foram firmados dois acordos cruciais para o desenvolvimento das CEASAs.
O primeiro foi a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a Abracen, para a elaboração do diagnóstico dos mercados atacadistas de hortigranjeiros, por meio de uma análise detalhada da operação das centrais de abastecimento do país.
O compromisso foi firmado pelo presidente da Companhia, Edegar Pretto, e pelo presidente da Abracen, Bruno Rodrigues, durante a solenidade de abertura do Encontro Nacional da ABRACEN, no auditório do B Hotel, em Brasília (DF).
Também foi assinado um protocolo de intenções entre a ABRACEN e o movimento Pacto Contra a Fome, para o desenvolvimento de um projeto nacional de modernização dos bancos de alimentos das CEASAs, ampliando a capacidade de combate ao desperdício e de atendimento às populações em situação de vulnerabilidade.
“São conquistas importantes que comprovam essa soma de esforços por Centrais de Abastecimento mais eficientes, que têm um papel crucial para a segurança alimentar de toda a população. Nós, enquanto CEASA/MS, fazemos questão de participar dessa mudança de paradigmas”, ressaltou o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio.
A programação do primeiro dia do encontro ainda contou com uma palestra magna do economista Felipe Miranda, sobre as “Projeções de Cenário Macroeconômico” do país, seguida por um painel especial voltado à modernização das CEASAs.
Durante as discussões, foram apresentadas experiências de gestão e estratégias inovadoras que apontam caminhos para o fortalecimento e a transformação dos entrepostos públicos de abastecimento em todo o Brasil.
“Durante esses debates, podemos avaliar o que tem dado certo nas outras Centrais e que podemos replicar na nossa CEASA, ao mesmo tempo em que encontramos soluções para os desafios que fazem parte da nossa rotina em MS. Daí a importância dessa troca de vivências”, comentou o analista administrativo Rodrigo de Oliveira Xavier.
A programação do Encontro Nacional da Abracen segue até esta quinta-feira (31), abordando temas como inovação, sustentabilidade, segurança alimentar e políticas públicas voltadas ao abastecimento.
Além dos painéis, os participantes realizarão uma visita técnica à CEASA Brasília, seguida de discussões sobre saídas para melhorar a eficiência do abastecimento e inovações tecnológicas no setor.
Confira a programação completa, clicando aqui.
Fotos e vídeo: Comunicação CEASADF