O projeto MS Nutri vem ganhando forma com o apoio de importantes parceiros, comprometidos com a urgência do combate ao desperdício de alimentos em Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (31), o diretor-presidente da Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Daniel Mamédio, recebeu a visita da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, do secretário-adjunto de Educação, Sérgio Luiz Gonçalves, e do diretor-executivo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e conselheiro administrativo da Ceasa/MS, Leandro Tortosa Sequeira.
Também participaram da recepção o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa/MS, Fernando Begena, o analista administrativo Rodrigo de Oliveira Xavier e a coordenadora do Cecaf (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), Tânia Minussi.
Em pauta, esteve o projeto inovador de reaproveitamento de alimentos idealizado pela Ceasa/MS, que visa beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social.
Desde sua concepção, em meados de 2022, a primeira-dama Mônica Riedel tem sido uma das principais incentivadoras da iniciativa, reconhecendo seu potencial transformador no combate simultâneo à fome e ao desperdício.
A visita também representou uma oportunidade de apresentar o projeto ao secretário-adjunto de Educação, Sérgio Gonçalves, diante da eventual possibilidade de que os alimentos beneficiados pelo MS Nutri passem a integrar a alimentação escolar da rede pública estadual.
Durante a reunião, Mônica Riedel e o secretário conheceram o projeto executivo do MS Nutri, analisaram o resumo orçamentário e as necessidades estruturais para a implementação do espaço — desde maquinários até a contratação de mão de obra especializada.
Na sequência, a primeira-dama e o secretário percorreram o complexo das Centrais e conversaram com empresários para compreender o volume expressivo de alimentos que deixam de ser comercializados diariamente por questões meramente estéticas, embora ainda estejam próprios para o consumo.
Atualmente, esses produtos são recolhidos por voluntários de cerca de 40 instituições cadastradas na Ceasa/MS, que buscam as mercadorias diariamente para doação.
O MS Nutri surge, portanto, como uma solução estruturada para otimizar esse processo. Ao centralizar e beneficiar os alimentos que perderam valor comercial, a Ceasa/MS garante mais eficiência, segurança alimentar e aproveitamento integral dos alimentos, reduzindo o desperdício e fortalecendo as ações sociais. O projeto prevê transformar os produtos ainda próprios para consumo em quatro linhas de compostos nutritivos:
- Hortaliças e frutas embaladas, prontas para distribuição;
- Sopas desidratadas;
- Polpas de frutas congeladas;
- Barras de frutas enriquecidas com cereais.
Esses produtos poderão atender tanto instituições sociais quanto programas públicos de alimentação, ampliando o alcance das ações de combate à fome em Mato Grosso do Sul.
O MS Nutri posiciona Mato Grosso do Sul entre os estados que tratam a segurança alimentar como política pública prioritária. O projeto ainda dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Além do impacto social, a iniciativa tem forte viés ambiental e educativo, podendo inspirar outras centrais de abastecimento no Brasil.
Durante a visita, Mônica Riedel e Sérgio Gonçalves também conheceram a CGR (Central de Gestão de Resíduos) da Ceasa/MS, onde puderam observar o trabalho exemplar de coleta, triagem e destinação de resíduos recicláveis, realizado pelos colaboradores da Central.
Por fim, visitaram o pavilhão do Cecaf, que reúne a produção de cerca de 100 agricultores familiares do Estado, reforçando a importância de integrar o pequeno produtor a políticas de segurança alimentar. A primeira-dama e o secretário reafirmaram o apoio institucional ao MS Nutri, destacando o potencial do projeto em melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias, ao mesmo tempo em que fortalece a sustentabilidade e a economia circular no Estado.
“A presença da primeira-dama Mônica Riedel, do secretário Sérgio Gonçalves e do diretor Leandro Tortosa reforça que o MS Nutri é um projeto de todos, voltado para transformar realidades e levar dignidade a quem mais precisa. Agradeço profundamente pelo apoio e pela confiança. Com o envolvimento do Governo do Estado, da Ceasa e de nossos parceiros, estamos dando um passo decisivo para combater o desperdício de alimentos e garantir que a comida chegue à mesa das famílias sul-mato-grossenses”, conclui Mamédio.











