Graças ao engajamento de participantes comprometidos, o Encontro Nacional da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento) em Campo Grande foi um sucesso. O evento, realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, terminou nesta sexta-feira (29), com mais um ciclo de palestras, discussões e reuniões, focadas em fortalecer o funcionamento das Centrais espalhadas pelo país e da própria associação.
Quem abriu a programação do terceiro e último dia de encontro, em Campo Grande, foram os palestrantes Emerson Martins e Fernando dos Santos, respectivamente, diretor-técnico e diretor de Apoio Operacional e diretor interino Administrativo e Financeiro da CEASA/SC (Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina S.A.).
Os palestrantes dividiram a experiência de terem visitado a UAM (Unidad Agroalimentaria Metropolitana) no Uruguai, uma das maiores e mais eficientes centrais de abastecimento do mundo. A visita, realizada a convite da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, teve como objetivo conhecer as boas práticas adotadas pela UAM para, eventualmente, replicá-las na CEASA/SC.
Na sequência, quem assumiu a palavra foi o gestor do departamento técnico da CEASA/MG (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais), Wilson Guide, que palestrou sobre a importância da constante modernização das Ceasas.
Em seguida, a gerente de produtos hortigranjeiros da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Juliana Torres, discorreu sobre o funcionamento do Prohort (Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro).
A manhã de aprendizados ainda contou com a reunião da ABRACEN, em que foram tratados temas inerentes ao bom funcionamento da Associação. Por fim, a palestra de Camila Mouradi, da FIA/USP (FIA Business School/Universidade de São Paulo), encerrou com chave de ouro o evento, ao palestrar sobre o Programa de Elaboração de Planejamento Estratégico para Centrais de Abastecimento.
Foram três dias de programação em que cada um dos participantes pôde expor suas ideias, trocar experiências e vivências. Mais do que uma ocasião propícia para o debate de ideias, o Encontro Nacional da ABRACEN é uma oportunidade de intenso aprendizado.
“Foi uma honra.” Assim resumiu o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, sobre ter sediado o evento em Mato Grosso do Sul.
“Me faltam palavras para agradecer a participação de cada um dos representantes da ABRACEN e das Ceasas do país como um todo, neste evento que preparamos com tanto carinho. Foram três dias intensos, mas muito gratificantes, pois tenho certeza de que as melhorias que discutimos em Campo Grande resultarão em avanços significativos para as Centrais”, completou Mamédio.
Os três dias de Encontro da ABRACEN contaram com transmissão ao vivo pelo canal da CEASA/MS no YouTube.
Para conferir os conteúdos, basta acessar este link.