Na manhã desta terça-feira (12), a diretoria administrativa e os conselheiros da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento em Mato Grosso do Sul) receberam a visita do governador em exercício de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, acompanhado do chefe de gabinete da vice-governadoria de MS, Dorival Betini e do Secretário-Executivo de Gestão Política da Capital, Markito Perez.
Durante o encontro, o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, apresentou o MS Nutri, programa inovador que tem como objetivo acabar com o desperdício de alimentos nas Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa transformar os alimentos descartados pelos permissionários — ainda próprios para o consumo — em compostos nutritivos.
Daniel Mamédio ressaltou o quanto o projeto pode contribuir no combate à insegurança alimentar. A CEASA/MS já concluiu todo o projeto executivo arquitetônico do programa MS Nutri. Contudo, para tirá-lo do papel, a CEASA/MS conta com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e de demais parceiros da causa, como os próprios empresários, produtores rurais e cooperativas que operam na CEASA/MS.
Na ocasião, Daniel Mamédio também apresentou os dados de comercialização da CEASA/MS, o trabalho social realizado por meio da doação de alimentos a ONGs (Organizações Não Governamentais), e ainda destacou a importância da CGR (Central de Gestão de Resíduos) das Centrais. Barbosinha parabenizou a CEASA/MS pela iniciativa e se mostrou aberto a atuar para que o MS Nutri seja efetivamente implementado.
O vice-governador em exercício deve apresentar o projeto para o governador Eduardo Riedel, a primeira-dama, Mônica Riedel e o secretário Jaime Verruck, titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
“É um projeto que vai ao encontro de alguns dos eixos da administração do governo, como a prosperidade, a sustentabilidade, o aprimoramento digital e a inclusão. Quando Daniel comentou sobre o projeto, eu já o achei interessante, mas vendo de perto, fica claro o quanto ele é relevante no combate ao desperdício de alimentos em nosso estado”, comentou Barbosinha.
Por sua vez, Markito Perez também elogiou toda a administração da CEASA/MS pela gestão das Centrais:
“Eu acompanho a CEASA/MS há muitos anos e, desde que a atual diretoria assumiu, houve uma mudança de paradigma muito grande. Foi uma evolução significativa para a CEASA/MS. Estão todos de parabéns e que continuem assim, pois a CEASA/MS é responsável por levar boa parte dos alimentos que chegam à nossa mesa”, afirmou Markito.
Daniel Mamédio, diretores e conselheiros da CEASA/MS também acompanharam o governador em exercício e o secretário em uma caminhada pelo complexo das Centrais. Durante o percurso, Barbosinha e Markito cumprimentaram empresários e observaram de perto o funcionamento da CEASA/MS.
“É uma honra muito grande para nós, enquanto CEASA/MS, contar com o apoio desses atores, que são fundamentais para nos ajudarem a proporcionar as melhorias de que a CEASA/MS precisa. Queremos ampliar o papel social da CEASA/MS e, para isso, precisamos do apoio dos mais diversos parceiros nessa missão tão nobre: reduzir a insegurança alimentar”, concluiu Daniel Mamédio.
Também participaram da recepção ao governador em exercício e ao secretário o diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS, Fernando Begena; a diretora de Orçamento e Finanças, Rizelli Cafuri; e o analista administrativo da CEASA/MS, Rodrigo de Oliveira Xavier, além dos demais colaboradores administrativos das Centrais.
Estiveram presentes ainda os conselheiros da CEASA/MS: Araquem Midon, Paulo Fialho e Tânia Minussi. Representando a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), também marcaram presença Valdecir Batista e Agoncilio Correia Barbosa, do escritório regional da Agência na CEASA/MS.