Entre esta terça-feira (9) e quarta-feira (10), o analista administrativo da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Rodrigo de Oliveira Xavier, participa da oficina “Mudança do Clima para a Gestão Pública”, promovida pela Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), em parceria com a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), em Campo Grande.
A oficina está alinhada com a série de medidas que a CEASA/MS vem adotando para aprimorar as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) no complexo das Centrais, em Campo Grande.
A capacitação, direcionada a 41 servidores estaduais, aborda o agravamento das mudanças climáticas e discute formas de enfrentamento do problema no setor público.
Para além de fortalecer as competências técnicas em governança climática, o curso tem o objetivo de promover a constituição de um GT (Grupo de Trabalho) permanente sobre o tema, no âmbito do Governo de Mato Grosso do Sul.
A formação tem carga horária total de 42 horas e está estruturada em três etapas complementares. A primeira correspondeu ao curso autoinstrucional da ENAP, “Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal” (20h, online), que serviu como pré-requisito para os inscritos.
A segunda etapa, com 14 horas-aula, consiste na oficina presencial ministrada pela instrutora Maria Carolina Chalegre Touceira, entre esta terça e quinta-feira. A atividade utiliza uma metodologia prática e colaborativa, com base em estudos de casos nacionais envolvendo enchentes, deslizamentos, queimadas e secas.
Entre os principais tópicos abordados, destacam-se: as principais causas das mudanças climáticas e soluções para sua mitigação; exemplos de impactos globais relevantes; a formalização dos compromissos climáticos globais no arcabouço normativo brasileiro; e os principais desafios e dilemas nacionais na agenda climática, entre outros temas.
“A CEASA já tem um compromisso muito sólido com a sustentabilidade, mas seguimos buscando novas alternativas, conhecimentos e capacitações para que nossas práticas estejam sempre alinhadas com a preservação do meio ambiente. Estar cientes do nosso impacto no planeta é algo indispensável nesse processo”, comentou Rodrigo.
A terceira etapa será conduzida pela Escolagov, em parceria com a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em formato de módulo complementar regional de 8h, com enfoque nos impactos das mudanças climáticas na realidade socioeconômica e ambiental de Mato Grosso do Sul.
O conteúdo contemplará temas como os efeitos no Pantanal, Cerrado, agropecuária, logística e recursos hídricos, além da análise de planos e políticas estaduais em andamento.
O curso conta com a participação de representantes da Semadesc, Imasul, Sejusp (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e estrutura administrativa), SAD, Seilog, Segov (Agems e Defesa Civil) e Escolagov.
O encerramento da capacitação contará com o Módulo Complementar Regional, organizado em parceria com a Semadesc, que será realizado no dia 7 de outubro, em horário a ser definido, também nas instalações da Acadepol.
Fotos: Escolagov.