Em reunião realizada na Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), o diretor-presidente, Daniel Mamédio, apresentou oficialmente à AUCE (Associação dos Usuários das Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) o Projeto MS Nutri, iniciativa que busca combater o desperdício de alimentos e promover a segurança alimentar no complexo das Centrais.
Participaram do encontro o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa/MS, Fernando Begena; o presidente da AUCE, Virgílio Pereira; o vice-presidente, Sérgio Sato Amaro; o tesoureiro, Ricelly Matos; e a secretária da associação, Cristiane Rodrigues. Durante a reunião, Daniel Mamédio destacou a relevância do projeto e sua contribuição direta para reduzir o descarte de alimentos, organizar a logística de doações e fortalecer ações de responsabilidade social da Ceasa/MS.
Atualmente, a instituição mantém cerca de 100 ONGs cadastradas para o recebimento de frutas, verduras e legumes não comercializados, mas ainda próprios para consumo. Apesar dessa iniciativa solidária, aproximadamente 720 mil quilos de alimentos deixam de ser aproveitados anualmente e são destinados à CGR (Central de Gestão de Resíduos) da Ceasa/MS.
Com o MS Nutri, o objetivo é maximizar o aproveitamento de hortifrutis dispensados pelos permissionários, por meio da classificação, beneficiamento e reaproveitamento desses alimentos para doação a famílias em situação de insegurança alimentar, promovendo dignidade, sustentabilidade e inclusão social. A proposta prevê a transformação de alimentos que perderam valor comercial, mas permanecem próprios para o consumo, em produtos alimentícios sustentáveis e nutritivos, como:
- Hortaliças e frutas fracionadas e embaladas;
 - Sopas desidratadas;
 - Polpas de frutas congeladas;
 - Barras de frutas enriquecidas com cereais.
 
Segundo Mamédio, com a implantação do projeto, as doações realizadas pela Ceasa/MS serão monitoradas por meio de um banco de dados, garantindo controle, rastreabilidade e transparência das ações. O diretor-presidente também destacou a possibilidade de ampliar parcerias com entidades externas e anunciou benefícios aos permissionários participantes, entre eles:
- Selo “Permissionário Solidário”;
 - Certificado anual de responsabilidade social;
 - Divulgação institucional e em redes sociais;
 - Valorização da imagem e engajamento social.
 
Durante a apresentação, o diretor-presidente também exibiu um panorama geral das ações voltadas à gestão, operação, recursos, imagem e engajamento social do projeto. A secretária da AUCE, Cristiane Rodrigues, destacou os múltiplos benefícios que o MS Nutri poderá proporcionar à Ceasa/MS, entre eles a redução da entrada de pessoas não autorizadas nas dependências do complexo, a diminuição dos riscos de acidentes, o fortalecimento da segurança interna e a melhoria da imagem institucional.
Cristiane também sugeriu a realização de uma reunião específica para a apresentação formal do projeto aos demais permissionários associados à AUCE. Por sua vez, o presidente da associação, Virgílio Pereira, apresentou o fluxo atual das doações de frutas e legumes e discutiu ajustes operacionais necessários para adequar as ações à nova estrutura proposta pelo MS Nutri.
“O MS Nutri marca uma nova etapa na responsabilidade social das Centrais de Abastecimento, transformando o desperdício em solidariedade e contando com o apoio dos empresários que fazem a Ceasa funcionar com excelência”, afirmou Daniel Mamédio.
                
                        
                        









