O diretor-presidente da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Daniel Mamédio, foi homenageado com a Medalha Legislativa da Agricultura Familiar “Raízes de Campo Grande”, dedicada às personalidades que são fundamentais para o desenvolvimento do setor na capital de Mato Grosso do Sul.
A entrega da honraria aconteceu na Câmara Municipal de Campo Grande, na noite desta segunda-feira (14), com direito a plenário lotado. Estiveram presentes autoridades ligadas ao campo, parlamentares e centenas de trabalhadores que tiram o sustento da terra.
A medalha foi concedida a Daniel Mamédio pelo vereador Landmark, autor do projeto de lei que instituiu o dia 25 de julho como o Dia da Agricultura Familiar, no calendário oficial da Câmara Municipal de Campo Grande. Em sua fala durante a solenidade, o vereador elogiou Daniel Mamédio pelo trabalho à frente da CEASA/MS.
“Quero cumprimentar o nosso amigo Daniel Mamédio. A nossa CEASA/MS movimenta 216 mil toneladas de hortifrutigranjeiros por ano. Grande parte disso vem da agricultura familiar”, comentou Landmark.
A medalha foi entregue ao diretor-presidente da CEASA/MS pelo próprio vereador.
Assista ao momento da entrega:
Dezenas de trabalhadores do campo, representantes de movimentos sociais e figuras públicas também foram agraciados. Ao lado da esposa, senhora Elisabeth Mamédio, o diretor-presidente da CEASA/MS agradeceu pela honraria, que é fruto de uma vida dedicada à valorização da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.
Trajetória
Administrador e técnico agropecuário, Daniel Mamédio iniciou sua trajetória como extensionista rural da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de MS, a Empaer, na cidade de Nova Andradina, em 1982. Em 1984, fundou a extensão rural em Itaquiraí, município onde foi chefe do escritório da Empaer e gerente regional da Agraer, além de secretário de Agricultura por dois mandatos.
Daniel Mamédio também foi técnico na Secretaria de Estado de Receita e, em Itaquiraí, atuou como chefe de gabinete, gerente de Saúde, secretário de Saúde, vice-prefeito e vereador por três mandatos. Seu currículo ainda inclui nomeações como delegado federal de Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República no Estado de Mato Grosso do Sul; técnico fazendário na Coordenadoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Secretaria de Fazenda do Estado; e secretário executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de MS, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.
Em março de 2020, Daniel Mamédio foi empossado como diretor-presidente da CEASA/MS, que, desde então, bate recordes na comercialização de hortigranjeiros e tem se tornado um modelo em gestão.
“Eu tenho 43 anos atuando como técnico e como administrador de empresas voltado ao trabalho dos agricultores familiares. Por isso, quero agradecer aos vereadores de Campo Grande e, principalmente, ao vereador Landmark, que reconhece o meu trabalho e o trabalho da minha equipe em prol da população de Campo Grande e de todo o Mato Grosso do Sul”, concluiu Mamédio.