Com preço justo, Ceasa/MS é o paraíso das frutas exóticas com produtos até de outros países.

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, setembro 24, 2021 as 12:58 | Voltar

Além das frutas do dia a dia, o Ceasa de Mato Grosso do Sul é repleto de frutas diferenciadas, para muitos exóticos, que achamos ser possível ver apenas na televisão, mas não é verdade.

Pitaya, Mangostim, Rambutã, Nêspera, Physalis, Mirtilo, são todas frutas pouco comuns, que não vemos no mercado, mas que são encontrados com facilidade no Ceasa.
Além da riqueza de cores e formatos, muitas dessas frutas representam nossa diversidade geográfica, pois são de várias regiões do país. A Nêspera e Mangostin, por exemplo, vêm de São Paulo e Minas Gerais. A Phisalys e Rambutan são oriundas de Santa Catarina e Paraná, enquanto Mirtilo, com a necessidade de um clima mais frio, vem do Rio Grande do Sul. A Pitaya Amarela, que apesar de ser exótica é conhecida dos brasileiros, é a que vem de mais longe, da Colômbia.

A maioria dessas frutas passa pelo CEAGESP, que é Centro de Abastecimento de São Paulo.

Essas mesmas frutas podem ser encontradas em vários box como na Mape frutas, Pereira Hortifruti, Frutelli e nos boxes de outras empresas na Ceasa/MS, com preços bem mais acessíveis que em mercados, feiras e mercearias.

"Muita gente não sabe que temos esse tipo de fruta aqui, acham que o Ceasa só vende frutas comuns, do nosso cotidiano, mas não. Aqui temos uma grande variedade de frutas que vêm, inclusive, de outros países", diz o Diretor-Presidente, Daniel Mamédio do Nascimento.

Conheça um pouco mais das frutas exóticas vendidas no Ceasa/MS:

Pitaya: rica em fibras, a Pitaya contém vitamina C, cálcio, potássio, sódio e carboidratos, com excelentes qualidades digestivas e de baixo teor calórico. Devido à sua composição nutricional, ajuda a combater o câncer (ação antioxidante), doenças cardíacas (pois auxilia na redução do LDL colesterol), e melhora a pressão arterial (devido ação da captina, uma substância presente na fruta).

 

Mangostim: de origem asiática, é a “rainha das frutas tropicais”. Rica em vitaminas C e E, é uma fonte potente de antioxidantes que ajudam o organismo a combater os danos causados por radicais livres.

 

Rambutan: O rambutan (Rambutão ou rambutã), semelhante à Lichia tanto na aparência como no paladar, é uma fruta exótica originaria do sudeste asiático também conhecida como Delícia do Pacífico. Rica em ácido fólico e alcalóides, ajuda gestantes e aumentar o bem-estar e também previne doenças cardíacas e depressão, alm da diminuição das taxas de triglicerídeos e colesterol no sangue.

 

Nêspera: É uma fruta pequena, de cor amarela e casca aveludada que é chamada incorretamente de ameixa amarela ou ameixa japonesa. É uma fruta rica em vitamina C, antioxidantes e sais minerais como cálcio e fósforo. A Nêspera é consumida ao natural, em saladas de frutas, compotas, tortas e pratos doces. Fortalece o sistema imunológico e melhora o sistema circulatório, além de combater o colesterol e diminuir a prisão de ventre devido ao alto teor de fibras.

Physalis: É uma fruta alaranjada e pequena, semelhante em tamanho, forma e estrutura a um tomate, mas envolta parcial ou completamente por uma casca grande. A Physalis é uma fruta conhecida por purificar o sangue, fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores de garganta e ajudar a diminuir as taxas de colesterol. A physalis ou camapu tem bom valor nutricional, contendo criptoxantina, flavonoides, carotenoides e fenóis, além de vitaminas A e C, Ferro, Cálcio e Fósforo.

Mirtilo: É uma fruta "azul", que é conhecida também como blueberry (termo em inglês). O alimento foi introduzido no Brasil apenas na década de 1980, quando começou a ser cultivado na região sul do país.De sabor doce-ácido a ácido, o Mirtilo é uma fruta muito rica em antioxidantes, vitaminas e fibras, cujas propriedades ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, proteger o fígado e atrasar a deterioração da memória e da cognição.

Publicado por: Fernando Begena e Hagar Nascimento

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.