Os colaboradores da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) tiveram uma semana de conhecimento e aprendizado sobre a importância da preservação do meio ambiente. A “Trilha do Conhecimento e Integração” reuniu colaboradores da CEASA/MS e da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), nesta quarta-feira (25) e quinta-feira (26), no Parque Estadual Matas do Segredo, uma das áreas verdes mais preservadas de Campo Grande.
A iniciativa teve como foco a conscientização para a conservação ambiental. No parque, os colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do Projeto Florestinha, da PMA (Polícia Militar Ambiental). Quem apresentou o projeto foram os próprios adolescentes que fazem parte da iniciativa.
Os “florestinhas” palestraram sobre temas importantes, como os tipos de crimes ambientais, a importância das matas ciliares, das UPAs (Unidades de Proteção Ambiental) e do respeito às milhares de espécies da nossa fauna e flora.
A apresentação contou até com teatro de bonecos — uma forma lúdica de sensibilizar os participantes sobre os temas.
A zootecnista da Agraer, Jovelina Maria de Oliveira, também palestrou sobre os tipos de abelhas encontradas em Mato Grosso do Sul e seu papel crucial na natureza e na agricultura. Por fim, os colaboradores conheceram as trilhas que percorrem a mata que compõe o parque. O café da manhã da ação, recheado de frutas, ficou por conta da CEASA/MS.
Com 177 hectares, o parque abriga inúmeras nascentes que formam o Córrego Segredo, além de uma infinidade de espécies de árvores e animais, como cobras, macacos, tamanduás e até jaguatiricas.
Neste mês de junho, que é dedicado ao Meio Ambiente, a “Trilha do Conhecimento” ressaltou a importância de estratégias e ações para prevenir, conter e reverter a degradação dos ecossistemas, ao mesmo tempo em que proporcionou um momento de interação entre os colaboradores.
“Além de conscientizá-los sobre esses temas relacionados ao meio ambiente, a visita técnica possibilitou esse momento de descontração em meio à rotina de trabalho, o que também é fundamental para o bem-estar deles e o pleno desempenho de suas funções”, comentou o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio.