O diretor-presidente da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Daniel Mamédio, se reuniu com os coordenadores do escritório regional de Campo Grande da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Valdecir Batista, e do CECAF (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), Tânia Regina Mello Minussi, para acertar os preparativos da visita técnica que será realizada na instituição no próximo dia 27 de novembro.
Também participaram da reunião Rodrigo de Oliveira Xavier, responsável pela diretoria de Administração da CEASA/MS, e o auxiliar de coordenação do escritório regional de Campo Grande da Agraer, Agoncilio Correia Barbosa.
A visita
Autoridades de Mato Grosso do Sul e cerca de 40 representantes das Centrais de Abastecimento de outros estados irão conhecer as instalações e um pouco da rotina da CEASA/MS. A CEASA/MS também espera a participação da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
A visita integra a programação do Encontro Nacional da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento) em Campo Grande. Na ocasião, também será feita a entrega de 25 novas estações de trabalho para as “pedras”, como são chamados os módulos do pavilhão do CECAF.
Os balcões feitos com madeira reutilizada dos pallets dispensados pela CEASA/MS foram confeccionados pelos detentos do Estabelecimento Penal de Aquidauana. Cada estação é equipada com gavetas e espaço adequado para que o permissionário atenda seus clientes e faça o controle de seus recebimentos de maneira mais confortável.
“São melhorias que ressaltam o quanto esses produtores rurais são profissionais e que tornam o ambiente de trabalho deles mais organizado”, comenta o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio.
Antes da visita técnica, o pavilhão do CECAF ainda será repaginado; o escritório e as “pedras” passarão por pintura.
Novo projeto
Durante a reunião, nesta quarta-feira (16), os representantes da Agraer e do CECAF também manifestaram apoio ao mais novo projeto da CEASA/MS. Daniel Mamédio compartilhou o desejo de criar a Feira do Pequeno Produtor da CEASA/MS.
A ideia é fazer da feira mais um espaço para que os pequenos produtores de Campo Grande e região possam expor, semanalmente, seus produtos — frutas, verduras, legumes, artesanato, doces etc. — para o público em geral.
Entre os planos está oferecer estrutura para que a feira esteja preparada para receber famílias, com barracas de alimentação, tendas e som mecânico. O projeto ainda está em fase inicial, mas novas reuniões já estão sendo agendadas para alinhar os detalhes da atração, que, além de contribuir para a renda dos pequenos produtores, ainda pode entrar para o calendário cultural de Campo Grande.
“É uma iniciativa que vai de encontro com uma das missões da CEASA/MS, que é, justamente, apoiar o pequeno produtor que depende do que produz para sobreviver. Além disso, é mais uma oportunidade para que o consumidor tenha acesso a produtos de qualidade e ainda possa se divertir. É de grande importância esse apoio da Agraer e do CECAF. Vamos juntos seguir com essa ideia; quanto mais parceiros, melhor”, concluiu o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio.