A CEASA/MS recebeu visitantes ilustres na manhã desta quarta-feira (27). Os integrantes da ABRACEN (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento) conheceram as instalações da instituição e também acompanharam a entrega dos balcões confeccionados por meio de uma parceria da CEASA/MS com a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
As 25 bancadas móveis foram feitas com madeira reaproveitada dos paletes dispensados pelos permissionários da instituição. Os balcões foram confeccionados com mão de obra carcerária, por reeducandos do EPA (Estabelecimento Penal de Aquidauana).
O diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, agradeceu pela parceria da Agepen no projeto.
“A CEASA/MS está sempre em busca de soluções sustentáveis, e ter a Agepen como parceira nesse processo é de extrema importância para nós. Iniciativas como esta, que resultaram na confecção destes balcões, trazem benefícios para a instituição, mas, principalmente, para os produtores rurais, e esse é o nosso principal objetivo”, agradeceu.
O projeto de marcenaria integra uma série de iniciativas de qualificação de detentos promovidas pela Agepen. O objetivo é capacitar os internos com uma profissão, para que eles não voltem ao mundo do crime após cumprirem suas penas. Os reeducandos participaram de todas as etapas do projeto, desde o preparo dos paletes até a finalização das peças, com o apoio de insumos fornecidos pelo próprio presídio.
“A produção desses balcões mostra a força do trabalho prisional em promover mudanças positivas. Estamos capacitando os internos para o futuro, enquanto contribuímos para a sociedade e o meio ambiente”, destacou a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, policial penal Maria de Lourdes Delgado Alves, durante a solenidade de entrega. Ela esteve acompanhada pela chefe da Divisão de Trabalho Prisional, policial penal Elaine Alencar, e pelo diretor do EPA, policial penal Cláudio Alviço.
Os balcões produzidos serão utilizados no CECAF (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar), administrado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
O evento ainda contou com música, com todo o talento do harpeiro Fábio Kaida, famoso nacionalmente pelo seu domínio do instrumento. Na sequência, a delegação da ABRACEN conheceu a estrutura dos pavilhões e o setor administrativo da CEASA/MS.
Entre as autoridades presentes estavam o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio; o diretor-presidente da @agraerms (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul), Washington Willeman de Souza; Maria de Lourdes Delgado Alves, diretora de Assistência Penitenciária da Agepen; e Éder Bublitz, presidente da ABRACEN.
Após a solenidade, o grupo seguiu para o Bioparque Pantanal e, à tarde, participou da abertura oficial do Encontro Nacional da ABRACEN, que, pela primeira vez, está sendo realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.