A equipe de assessoramento em ESG da SAD (Secretaria de Estado de Administração) do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul esteve na CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) para conferir de perto a gestão dos resíduos produzidos nas Centrais. Integram o grupo os servidores Agenor Mattiello, Allan Rios e Wagner Martins. O conselheiro administrativo da CEASA/MS, Araquem Ibrahim Midon (Agraer), também participou da visita, realizada na última sexta-feira (12).
Durante o encontro, o analista administrativo da CEASA/MS, Rodrigo de Oliveira Xavier, apresentou as inúmeras ações de sustentabilidade que a CEASA/MS adota para diminuir seu impacto no meio ambiente. Em 2024, a instituição fez o descarte ambientalmente correto de 1,2 mil toneladas de resíduos.
Todo o plástico e papelão (225.820 quilos), resíduo orgânico (619.054 quilos) e qualquer outro material reciclável coletado pela equipe de limpeza e manutenção da CEASA/MS foram reaproveitados. Rodrigo Xavier falou sobre as frequentes capacitações que os colaboradores têm recebido sobre ESG, para que entendam a importância do próprio trabalho para o bom funcionamento da CEASA/MS e, principalmente, para o meio ambiente.
Xavier comentou sobre a busca da CEASA/MS por certificações de boas práticas de sustentabilidade e também apresentou aos assessores o projeto arquitetônico do MS Nutri, iniciativa das Centrais que busca reaproveitar frutas, verduras e legumes descartados pelos empresários em quatro novos compostos alimentícios. A primeira linha de produtos a ser desenvolvida pelo programa MS Nutri é a de verduras higienizadas, seguida de sopa desidratada, barras de cereal e polpa de frutas congeladas.
O analista administrativo da CEASA/MS também falou sobre os desafios encontrados na gestão dos resíduos. O fluxo de pessoas e veículos aumenta a cada dia na CEASA/MS, reflexo do papel central que a instituição representa para o abastecimento de Mato Grosso do Sul. Por consequência, essa movimentação intensa também gera um aumento no volume de resíduos.
A diretoria da instituição já planeja reestruturar a CGR (Central de Gestão de Resíduos) para que ela comporte a demanda expressiva e também possibilite melhores condições de trabalho para os colaboradores que atuam diretamente no local.
A equipe de assessoramento em ESG da SAD, inclusive, conheceu a CGR, acompanhou o processo de seleção e visitou o CECAF (Centro de Comercialização da Agricultura Familiar).
Os especialistas ficaram impressionados com o trabalho que a CEASA/MS vem desenvolvendo no campo do ESG. A reunião foi marcada pela troca de experiências, sugestões e pelo compromisso da equipe especializada em ESG da SAD em contribuir para o aprimoramento dos processos. Xavier ressaltou que a gestão exemplar dos resíduos desempenhada pela CEASA/MS há anos merece reconhecimento e vai ao encontro da missão do governo por um estado mais verde e sustentável.
“Quando o assunto é sustentabilidade, a CEASA/MS já é um exemplo em vários aspectos, mas vamos continuar aprimorando essa gestão dos resíduos. Quanto mais parceiros tivermos sintonizados com esse objetivo, melhor”, concluiu Xavier.