A CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) segue aprimorando os conhecimentos dos seus colaboradores. A cotadora e tecnóloga em alimentos da CEASA/MS, Fernanda Zequim, participa do curso “Preparo de Pães Artesanais”, promovido pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Campo Grande. Também participam do curso a nutricionista Maria Tainara Soares Carneiro Vitorino e a técnica social rural, Maria Elieuza Viana, ambas servidoras da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Fernanda está à frente das oficinas anuais promovidas pela CEASA/MS, destinadas a mulheres que buscam uma nova perspectiva profissional por meio da culinária, daí a importância da capacitação.
Na primeira semana de aulas do curso, realizada entre os dias 8 e 12 de setembro, as alunas aprenderam a produzir uma série de variedades de pães, ricos em sabor e valor nutricional: caseiros, integrais, italiano, australiano, pão de batata e até de mandioca. A produção de opções mais complexas, como a ciabatta e a focaccia, também foi ensinada.
O conteúdo programático inclui técnicas que vão desde o básico da panificação até processos mais delicados e complexos, como a criação e manutenção do fermento natural.
“O curso serve para que possamos entender as especificidades de cada receita e conseguir preparar os pães apenas com as porcentagens e a base correta. Aprendemos, por exemplo, a diferença de fermentação entre pães crocantes e macios”, comenta Fernanda.
A capacitação continua entre os dias 15 e 19 de setembro, com mais aprendizados sobre panificação, incluindo a produção de pães e roscas doces.
Serão, ao todo, 40 horas de curso, nas quais, além das atividades práticas, são apresentados conceitos como tipos de fermentação, tipos de ingredientes, finalização e apresentação de pães artesanais, técnicas de produção de recheios e coberturas, entre outros aspectos. A capacitação conta com certificado.
As oficinas da CEASA/MS – A mais recente Oficina Culinária de Aproveitamento de Alimentos, organizada pela CEASA/MS, ocorreu em maio e contou com a participação de onze voluntárias e beneficiárias do Instituto Um Gesto de Amor, uma das entidades que recebem doações de frutas, verduras e legumes dos permissionários das Centrais. Confira aqui.
A expectativa é de que novas edições sejam realizadas com as demais entidades beneficiadas pela CEASA/MS, ampliando o alcance do projeto e impactando positivamente a vida de mais sul-mato-grossenses.