Na busca por soluções definitivas para os alagamentos que ocorrem no complexo da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), em dias de chuva forte, o diretor-presidente da instituição, Daniel Mamédio, e o analista administrativo Rodrigo de Oliveira Xavier reuniram-se, nesta quarta-feira (3), com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Campo Grande, Marcelo Miglioli, e com a equipe técnica da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).
O encontro teve como principal pauta a necessidade de intervenções estruturais para resolver um problema crônico: o acúmulo e o transbordamento de águas pluviais dentro da CEASA/MS e em seu entorno. A atual rede de drenagem, com infraestrutura antiga, já não comporta o alto volume de enxurradas, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Durante a reunião, foram discutidas alternativas técnicas e operacionais para ampliação e modernização da rede de captação de águas pluviais, além de possíveis parcerias entre o município e a CEASA/MS para viabilizar as obras.
Entre as soluções apresentadas está a construção de uma bacia de amortecimento de águas pluviais dentro da CEASA/MS, em área livre do complexo, no cruzamento das ruas Jamil Basmage com Cristóvão Lechuga Luenco.
Outra sugestão foi a construção de uma nova rede pluvial para captar a água que escoa a partir da entrada da CEASA/MS até a bacia a ser construída.
Miglioli solicitou que seja feita, antes do período chuvoso, a manutenção e limpeza da rede de captação pluvial em frente à CEASA, na Rua Antônio Rahe, para evitar novos alagamentos.
O secretário municipal de Infraestrutura deixou claro que está aberto a ouvir as demandas da CEASA/MS e a contribuir com a administração da CEASA/MS, na busca por melhorias para todos os usuários das Centrais.
A iniciativa reforça o compromisso da direção da CEASA/MS em buscar, junto ao poder público, soluções duradouras e eficazes que garantam a segurança, o funcionamento pleno e a valorização do espaço da CEASA/MS — essencial para o abastecimento da capital e de todo o estado.
“A articulação com a Prefeitura é fundamental para vencermos esse desafio. Precisamos de uma solução integrada que contemple a CEASA e também seu entorno urbano, garantindo o escoamento correto da água da chuva”, comentou o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio.
A reunião é um passo importante no avanço do planejamento das melhorias estruturais da CEASA/MS e demonstra a disposição da administração em trabalhar de forma colaborativa com as autoridades municipais para enfrentar os principais gargalos de infraestrutura do local.