Os colaboradores da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) concluíram mais uma etapa do ciclo de palestras e-Sfinge, promovido pelo TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul).
O tema do módulo foi “Gestão Fiscal e Registros Contábeis”, focado em capacitar os servidores e jurisdicionados sobre as rotinas fiscais e contábeis exigidas pelo sistema. Acompanharam a capacitação presencialmente a analista de Controle Interno da CEASA/MS, Paula Figueiredo; a analista de Licitações e Contratos, Tatiane Maciel; e o auxiliar administrativo das Centrais, Eduardo Andrade.
Remotamente, na CEASA/MS, participaram da palestra a diretora de Orçamento e Finanças, Rizeli Cafuri Breda; o analista administrativo da CEASA/MS, Rodrigo de Oliveira Xavier; o diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS, Fernando Begena; a analista de Suporte de TI (Tecnologia da Informação) das Centrais, Sara Íris; e o diretor-presidente das Centrais, Daniel Mamédio.
O primeiro módulo, “Gestão Fiscal”, abordou as responsabilidades decorrentes da Lei de Responsabilidade Fiscal. Já o segundo, “Registros Contábeis”, tratou da contabilidade, explicando como o e-Sfinge recepciona os lançamentos, aplica as regras de validação ao final do exercício e emite os balanços gerais dos órgãos.
Com a capacitação, a equipe administrativa da CEASA/MS buscou aperfeiçoar os conhecimentos sobre as rotinas de trabalho e entender os ajustes necessários para a implantação do sistema nas Centrais.
A oficina foi conduzida pelos instrutores Geanlucas Julio de Freitas, Lázaro Maxwel Borges, Denis Antônio Barbosa de Souza, Solange Felix de Farias, Telma Yule de Oliveira Zaffarelli e Jonathan Aldori Alves de Oliveira.