A CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) realizou, na última sexta-feira (14), a Assembleia Geral Ordinária de acionistas da instituição, referente ao exercício de 2024. A reunião foi presidida pelo diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Washington Willeman de Souza. A Agência detém 87,63% das ações da CEASA/MS.
Os outros 12,37% das ações pertencem à Prefeitura de Campo Grande, que foi representada pelo conselheiro José Eduardo Corrêa dos Santos.
Também marcaram presença os conselheiros Vicente Martins Rezende e Carlos Henrique Lemos Lopes, respectivamente integrantes dos Conselhos Fiscal e Administrativo da CEASA/MS. A Assembleia ainda contou com a participação do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Thomitão Beretta.
Na Assembleia, os acionistas puderam analisar os relatórios da administração da CEASA/MS, referentes a 2024, que já haviam sido aprovados pelos Conselhos Fiscal e Administrativo da instituição, em outras duas reuniões realizadas neste início de ano.
Na ocasião, a analista de Controle Interno e Riscos da CEASA/MS, Paula Figueiredo, apresentou o planejamento estratégico anual de governança corporativa das Centrais para 2025. Nele, constam 17 metas a serem cumpridas pela instituição durante o ano, atendendo às exigências feitas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).
A diretora de Finanças da CEASA/MS, Rizeli Cafuri Breda, também apresentou o balancete financeiro e a distribuição dos lucros da instituição em 2024.
O diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio, apresentou o Plano Anual do exercício de 2025 para a instituição, e o diretor de Abastecimento e Mercado, Fernando Begena, também mostrou o volume de hortigranjeiros comercializado pelos produtores e permissionários da CEASA/MS no ano passado.
A CEASA/MS está implementado todas as medidas necessárias para garantir o pleno cumprimento das legislações aplicáveis à sua gestão, de modo a assegurar uma administração corporativa transparente, eficiente e em conformidade com a lei.
A diretoria da CEASA/MS foi parabenizada pelos inúmeros resultados positivos apresentados na Assembleia.
“A CEASA/MS passou por uma mudança muito grande em termos de gestão e resultados, e isso é muito importante. É notável, por exemplo, as melhorias no atendimento aos procedimentos do Tribunal de Contas, na contabilidade, no acompanhamento dos processos. Enfim, a CEASA/MS está de parabéns”, comentou o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Thomitão Beretta.