Nesta quinta-feira (30), o diretor-presidente da Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Daniel Mamédio, recebeu o gerente de Integração e Parcerias da Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável) e conselheiro fiscal da Ceasa/MS, Paulo César Fialho, para uma reunião voltada ao fortalecimento de ações conjuntas e iniciativas estratégicas.
No contexto dos projetos relevantes para a economia e o desenvolvimento logístico do Estado, foram discutidas as vantagens comerciais da Rota Bioceânica. Fialho explicou a Mamédio que um dos objetivos da Rota é reduzir o tempo e o custo do transporte de mercadorias entre os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e os mercados asiáticos, por meio dos portos do norte do Chile.
Com mais de 2.400 km de extensão, o corredor rodoviário internacional que conecta os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, promete ampliar o escoamento de produtos e fortalecer o comércio exterior sul-mato-grossense.
Durante o encontro, também foi agendada para a primeira quinzena de novembro uma reunião com representantes de uma empresa especializada em projetos de biodigestores. A iniciativa, ainda em fase inicial de análise, foi sugerida pelo secretário da Semades, Ademar Silva Junior, e pode contribuir para a gestão sustentável de resíduos orgânicos e geração de energia limpa na Ceasa/MS.
Outro ponto discutido na reunião foi uma possível visita à Unidade Agroalimentar Metropolitana (UAM) de Montevidéu, no Uruguai, com o objetivo de conhecer boas práticas de gestão e inovação aplicadas em centrais de abastecimento internacionais.
O complexo é considerado um dos mais seguros e tecnológicos entrepostos de abastecimento da América do Sul, com mais de 95 hectares de área e capacidade para aproximadamente 500 lojas. A Ceasa/MS planeja encabeçar uma comitiva integrada também por demais atores do governo de Mato Grosso do Sul, prefeitura de Campo Grande, produtores e empresários do setor, incluindo a AUCE (Associação dos Usuários das Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul).
O diretor-presidente, Daniel Mamédio, destacou a importância do diálogo constante com os conselheiros da instituição.
“O envolvimento ativo do nosso Conselho é essencial para o fortalecimento da governança e para a construção de estratégias que garantam a modernização e o crescimento sustentável da Ceasa/MS”, ressaltou.
A Ceasa/MS segue comprometida em promover ações que unam eficiência operacional, sustentabilidade e integração regional, consolidando seu papel como elo estratégico no abastecimento e desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul.
 
                
 
                         
                        







