Os colaboradores da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) assistiram a uma palestra em alusão ao Setembro Amarelo, no último sábado (27), na sede administrativa das Centrais, em Campo Grande.
Ministrada pela psicóloga Fabiana Silva da Cunha, a palestra abordou os sintomas da ansiedade e da depressão.
Além de explicar os principais conceitos desses transtornos mentais, a profissional ressaltou a importância de os colaboradores constituírem uma rede de apoio para familiares, colegas e amigos que, porventura, apresentem sinais de sofrimento psicológico.
Conseguir falar sobre as próprias angústias é o primeiro passo para lidar com esses transtornos. Por isso, buscar apoio emocional e acompanhamento terapêutico tem papel crucial no tratamento, ressaltou Fabiana.
A ansiedade é uma resposta natural do corpo diante de situações de aflição, estresse ou expectativa. Por outro lado, a depressão afeta profundamente o estado emocional, físico e funcional, podendo levar o paciente ao extremo do sofrimento.
A depressão é uma das principais causas de suicídio, apontam estudos. Pesquisa realizada pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) revelou que uma em cada quatro pessoas entrevistadas em uma pesquisa online disse ter tido pensamentos suicidas nos seis meses anteriores ao levantamento. Além disso, mais da metade relatou desejos de se isolar completamente ou desaparecer.
Do total de pessoas consultadas, 54,1% informaram saber onde buscar auxílio especializado, e 50,9% responderam que, pelo menos uma vez, foram atendidas por psiquiatra ou psicólogo.
A palestra integra as ações que a CEASA/MS promove para oferecer um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor para todos os seus colaboradores.
Peça ajuda
O GAV (Grupo Amor Vida) presta um serviço gratuito de apoio emocional, por meio do telefone 0800 750 5554, sem identificador de chamadas. Qualquer pessoa pode ligar, sempre que precisar, das 7h às 23h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.