Da sala de aula para a CEASA/MS. Os acadêmicos dos cursos de Agronomia e Publicidade e Propaganda da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) participaram de uma manhã diferente e repleta de conhecimento nas Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul.
Participaram da atividade os alunos do 8º semestre de Agronomia e do 4º semestre de Publicidade e Propaganda, acompanhados pelos professores Denilson de Oliveira Guilherme (Agronomia) e Elton Tamiozzo (Publicidade e Propaganda).
Os estudantes foram recepcionados pela equipe da Dimer (Divisão de Mercado e Abastecimento), que os conduziu em um passeio pelo complexo, na última quarta-feira (3). Na ocasião, os acadêmicos conheceram de perto a estrutura e o funcionamento da CEASA/MS, acompanharam a rotina dos trabalhadores e conversaram com empresários.
A visita proporcionou uma rica troca de experiências e reforçou a importância do conhecimento prático aliado à teoria estudada em sala de aula.
Para os alunos de Agronomia, foi uma oportunidade de observar diretamente a cadeia produtiva de alimentos e as demandas do mercado. A atividade integrou o cronograma da disciplina de Fruticultura. Já os acadêmicos de Publicidade e Propaganda puderam identificar possibilidades de atuação profissional nesse contexto.
Após o passeio pelo complexo das Centrais, os estudantes assistiram a uma palestra do diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS, Fernando Begena.
Begena apresentou o contexto histórico da criação das Centrais de Abastecimento no Brasil, compartilhou dados sobre o volume de comercialização da CEASA/MS desde o início do ano e destacou o papel fundamental das CEASAs não apenas no abastecimento das cidades, mas também no fortalecimento da agricultura familiar.
Essa não é a primeira vez que a CEASA/MS abre as portas para acadêmicos das universidades do estado. Pelo contrário, a instituição está sempre disponível para contribuir com a formação educacional de diversas gerações.
“Atividades como essa são fundamentais para a formação acadêmica, pois permitem aos estudantes ampliar sua visão sobre o mercado de trabalho, integrar conhecimentos e desenvolver competências essenciais para sua futura atuação profissional”, comentou o diretor-presidente da CEASA/MS, Daniel Mamédio.