Nesta segunda-feira (7), o diretor-presidente da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Daniel Mamédio, recebeu a visita do secretário de Agricultura de Costa Rica, Fernando Barbosa Martins, e do agente de comercialização do município, Marciel Silva Ramos, na sede da CEASA/MS, em Campo Grande.
O encontro teve como objetivo esclarecer os procedimentos necessários para que os produtores de Costa Rica possam comercializar seus produtos na CEASA/MS. O município tem incentivado a produção local, especialmente a de frutas como o limão. Em 2024, foi criada a 1ª Associação de Fruticultores de Costa Rica como uma forma de incentivar novos produtores a investirem no setor na região.
Durante a reunião, foram discutidos os critérios e etapas do processo de cadastramento dos produtores, visando facilitar o acesso ao mercado de distribuição de hortigranjeiros.
Daniel Mamédio e o diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS, Fernando Begena, orientaram o secretário a também procurar o escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Costa Rica.
Cabe à agência cadastrar os novos produtores interessados em comercializar seus produtos nas Centrais. O diretor-presidente da CEASA/MS também falou sobre a importância do cooperativismo neste processo, orientou sobre as necessidades do mercado e explicou como é a rotina de funcionamento das Centrais.
A parceria entre a CEASA/MS e os municípios é fundamental para fortalecer a agricultura familiar e ampliar as oportunidades de comercialização para os produtores locais. A CEASA/MS reforça o compromisso em apoiar e integrar os agricultores de todo o estado, garantindo o escoamento eficiente de suas produções e a oferta de alimentos de qualidade à população.