O diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul), Fernando Begena, e a tecnóloga em Alimentos da Dimer (Divisão de Mercado e Abastecimento) da CEASA/MS, Fernanda Zequim, visitaram a sede do Instituto Um Gesto de Amor, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, no último sábado (22).
A ONG (Organização Não Governamental) é uma das instituições que recebem doações de frutas, verduras e legumes dos permissionários das Centrais. No encontro, a equipe da CEASA/MS convidou as mulheres atendidas pelo projeto a participarem da Oficina Culinária sobre Aproveitamento de Alimentos, que será promovida pela CEASA/MS nos dias 21, 22 e 23 de maio.
A oficina – Fernanda Zequim é uma das orientadoras da oficina, que será realizada em parceria com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Esta é a 5ª edição da iniciativa, que busca capacitar as participantes para a produção de pães e bolos feitos com frutas e legumes não comercializáveis, mais próprios para consumo. A ação também visa incentivar os permissionários a doarem a mercadoria não comercializada, em vez de descartá-la.
A oficina está alinhada com um dos valores primordiais da CEASA/MS: a responsabilidade socioambiental. Promover práticas e ações de bem-estar social e ambiental, de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável, é um dos compromissos da CEASA/MS.
Mais detalhes da capacitação serão divulgados através do site da CEASA/MS.
Durante a palestra, Fernando Begena explicou às famílias atendidas pelo Instituto as origens das Centrais de Abastecimento e sua importância para o país. O diretor de Abastecimento e Mercado da CEASA/MS também apresentou as medidas adotadas pela instituição para evitar o desperdício de alimentos.
A doação de hortigranjeiros é uma das principais ações; atualmente, cerca de 120 entidades carentes estão cadastradas para receber as doações de frutas, verduras e legumes dos permissionários da CEASA/MS.
Esses alimentos enriquecem o cardápio das refeições oferecidas por algumas dessas entidades, mas também são distribuídos igualmente entre as famílias. Por dia, o Instituto Um Gesto de Amor, por exemplo, chega a arrecadar 2 toneladas de alimentos na CEASA/MS, alimentos esses que são encaminhados para cerca de 750 famílias do Jardim Noroeste por semana.
O Instituto é atendido pela CEASA/MS há 6 anos.
Além das doações, a CEASA/MS adota um rigoroso processo de seleção e reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos descartados pelos permissionários. As frutas e hortaliças que iriam parar no lixo, através do processo de compostagem, se transformam em adubo, que é distribuído gratuitamente por meio da Agraer para projetos como o Hortas Urbanas de Campo Grande.