Agraer tem participação em evento nacional sobre discussão de Ceasas em São Paulo

Agraer tem participação em evento nacional sobre discussão de Ceasas em São Paulo

Campo Grande (MS) – O diretor da Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos) de Mato Grosso do Sul, Francisco Pacca, esteve na maior capital do País, São Paulo, onde participou do Encontro Anual da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen). Evento que contou com a presença de representantes da Confederação Brasileira das Associações e Sindicatos de Comerciantes em Entrepostos de Abastecimento (Brastece).

Também marcaram presença membros de mercados atacadistas de todo o País, com o intuito de discutir temas de interesse comum e fortalecer a integração das Ceasas brasileiras para seu aprimoramento e desenvolvimento.

“É um evento importante para debater questões pertinentes as Ceasas de todo o Brasil e também para conhecer as ações de sucesso postas em prática dentro da Ceasa de São Paulo, uma das principais unidades de referência no País”, afirmou o presidente da Ceasa de MS, Francisco Pacca.

Programação – No primeiro dia, associados da Abracen e da Brastece reuniram-se separadamente para tratar de assuntos específicos de suas entidades. A abertura oficial do evento foi realizada no salão nobre da Secretaria de Agricultura.

Em seus discursos, o presidente da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), Johnny Nogueira,  e o presidente da Abracen, Gustavo Fonseca,  destacaram a necessidade de uma boa interlocução entre a agricultura e as Ceasas. “É importante a ligação da agricultura com as centrais de abastecimento e do investimento em políticas para que essas Ceasas possam continuar oferecendo um serviço de qualidade que garanta a segurança alimentar aos consumidores”, afirmou Johnny.

“São necessários encontros como esse, para que novas ações sejam realizadas na comercialização dentro dos mercados atacadistas, de modo que todo cidadão latino-americano tenha acesso a alimentos frescos e de boa qualidade”, avaliou o representante da Federação Latino-americana de Mercados de Abastecimento (Flama), Gonzalo Bravo.

O segundo dia de trabalho foi promovido no auditório Nelson Loda, no Entreposto Terminal de São Paulo (ETSP), e começou com uma reunião entre os associados da Abracen e Brastece.

A programação teve ainda a apresentação do Programa Hortiescolha, desenvolvido pela equipe da Seção de Qualidade Hortifrutigranjeiros (SECQH) da Ceagesp. “É uma ferramenta criada para auxiliar os profissionais na escolha dos alimentos com qualidade e preço baixo. O premiado programa é acessível para todos e tem sido adotado por várias instituições no estado de São Paulo, gerando economia e favorecendo a agricultura local”, explicou doutora em alimentos e membro da equipe, Fabiane da Câmara.

Por fim, acompanhado pelo gerente do Entreposto, Pedro Horta, o grupo visitou o Mercado Livre do Produtor (MLP) e conheceu parte da rotina dos permissionários, em especial, dos vendedores de hortaliças que atendiam no momento da visita.

No terceiro e último dia do encontro, o grupo visitou novamente o MLP para conhecer o Varejão, feira livre realizada às quartas-feiras e aos finais de semana, onde são oferecidos produtos de qualidade no varejo.